Contador graduado pela Universidade de São Paulo, estudante de mestrado profissional em economia no Insper, e com experiência profissional no mercado imobiliário
Partindo da premissa que o melhor destino aos Correios é a privatização, o artigo teve como objetivo não só buscar uma solução para melhorar o sistema logístico, mas ao mesmo tempo colocá-lo no mais elevado nível mundial. Valendo-se da ascendente tecnologia do blockchain, e inspirados por projetos já existentes, desconstruímos o conceito de que necessariamente a empresa que coleta com o remetente será a mesma que entregará ao destinatário. Assim, o modelo proposto levou em consideração todas as características atuais, e buscou de forma viável definir um marco zero para o sistema logístico, oferecendo dinamismo e concorrência ao mercado.
Referências
BRESNAHAN, T.; REISS, P. Entry and Competition in Concentrated Markets. The Journal of Political Economy, v. 99, n. 5, p. 997-1009, Outubro 1991.
CARLTON, D. W.; PERLOFF, J. M. Modern Industrial Organization. 3ª. ed. Cambridge: Addison-Wesley, 2000.
MANKIW, G. Principles of Economics. Orlando: The Dryden Press, 1998.
NICHOLSON, W.; SNYDER, C. Microeconomic Theory: Basic Principles and Extensions. 12ª. ed. [S.l.]: Cengage Learning, 2012.
NOFER, M. et al. Blockchain. Business & Information Systems Engineering, v. 59, n. 5, p. 183-187, 2017.
RISIUS, M.; SPOHRER, K. A Blockchain Research Framework. Business & Information Systems Engineering, v. 59, n. 6, p. 385-409, 2017.
SENNHOLZ, H. F. The Phantom Called "Monopoly". The Freeman, p. 39-52, 1960.
SHY, O. Industrial Organizatin: Theory and Applications. Cambridge: The MIT Press, 2000.
STIGLER, G. J. The Organization of Industry. Chicago: University of Chicago Press, 1983.
TIROLE, J. The Theory of Industrial Organization. 7ª. ed. Cambridge: The MIT Press, 1994.